Osteopatia, Quiropraxia e RPG Souchard

Osteopatia CEFIG

A osteopatia é uma terapia originada nos EUA que acredita que um corpo equilibrado é um corpo sem dor. Esse equilíbrio e garantido por técnicas manuais que devolvem a mobilidade a articulações comprometidas e dolorosas. É indicada para dores na coluna vertebral e articulações dos membros superiores e inferiores, não somente nos quadros dolorosos mas também na falta de movimento como nas bursites crônicas.

com a avaliação e as técnicas, muitas vezes, o alí­vio da dor é imediato. Esta técnica divide-se em 3 modalidades, a estrutural, a visceral e a craniossacral.
A estrutural é a osteopatia articular, a parte que ocupa-se do aparelho músculo-esquelético e da postura, incide em toda a estrutura osteotendinosa, muscular e fascial e que nos permite abordar numerosos problemas e desequilíbrios harmonizando as estruturas do corpo humano.

A visceral é o conjunto de manipulações sobre o sistema digestivo a fim de libertar aderências de podem dificultar a irrigação sanguí­nea dos mesmos, sequelas de cirurgias, sequelas de infeccões e ptoses. Sobre a caixa torácica trabalha-se, principalmente, a mecânica respiratória, e as relações que esta tem com a coluna dorsal e cervical.

Quanto a terapia craniossacral, é uma técnica sutil e manual para ajudar a detectar e corrigir os desequilí­brios do Sistema Sacro-cranial que podem ser a causa de disfunções intelectuais, motoras ou sensoriais e ou somáticas. Existe um sistema situado entre os ossos do crânio e o cérebro, e que continua dentro da coluna vertebral até ao sacro, ao qual se chama de craniossacral ou Sacro-cranial.

Principais indicações

• Lombalgias e lombociatalgias
  • Cervicalgias e cervicobraquialgias
  • Dorsalgias
  • Bursites do ombro e do quadril
  • Dores articulares não reumáticas
  • Cefaléias e distúrbios da ATM (articulação temporomandibular)

Quiropraxia CEFIG Manual e Instrumental

A Quiropraxia é um tratamento preventivo que se concentra na causa fundamental de problemas da saúde e não somente nos sintomas resultantes. A técnica se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema neuro-músculo-esquelético e seus efeitos sobre o sistema nervoso e a saúde em geral, enfatizando o poder inerente do corpo para recuperar-se espontaneamente através de técnicas manuais. Várias modalidades terapêuticas são utilizadas no tratamento, destacando-se técnicas especificas de terapia manual, em especial a manipulação ou ajustamento articular,estímulos viscerais e Cranianos.
Indicações:

• Dores na coluna vertebral (cervicalgias, dorsalgias e lombalgias)
  • Dores de cabeça
  • Hérnias de disco
  • Estresse e Ansiedade (tec. de controle emocional)
  • Dor e tensões muscular
  • Alteração ou falta de movimento articular (rigidez coluna sem movimento)
  • Disfunções da ATM (Articulaçãoo Temporo-Mandibular)
  • Problemas articulares em geral

O Ví­deo abaixo mostra como uma vértebra fora de lugar pode causar danos ao corpo e como reequilibrar o corpo através da QUIROPRAXIA. Clique e confira.

Conheça a Quiropraxia Instrumental CEFIG

THERMO SCAN – Técnologia de ponta, que oferece ao cliente e ao fisioterapeuta maior base para fechamento de diagnóstico e protocolos de tratamento.

Abaixo, o vídeo que explica a importância da mesa de tração Cefig, em uma fase específica do tratamento para as dores na coluna.

Dr Rodrigo S. Ferreira

MESTRADO ENG BIOMÉDICA